Diversão para todas as idades à Beira Mar
por Aline Assunção
Um passeio pelo calçadão sentindo a brisa do mar ao cair da tarde já é um ótima opção. Mas além disso a Praia de Iracema oferece diversas opções de lazer no seu entorno entre elas: duas feirinhas, dois espigões que avançam em direção ao mar, a Ponte Metálica e o Jardim Japonês.



fotos: Aline Assunção
A Feirinha da Beira-Mar funciona diariamente, a partir das 4 horas da tarde, em frente ao Náutico e conta com centenas de barraquinhas que ficam dispostas em corredores. Em cada uma delas é possível encontrar produtos diferentes como toalhas e vestidos bordados; bijuterias e bolsas feitas de materiais naturais; artesanato em madeira e cerâmica; comidas e bebidas típicas como castanha de caju, rapadura, cajuina, cachaça; pinturas em tela; peças de decoração, entre outros artigos regionais. Os preços são razoáveis e sempre vale a pena dar aquela pechinchada. Recentemente surgiu uma nova feirinha que fica no Aterrinho, menor, mas não menos interessante.



fotos: Aline Assunção
A Ponte dos Ingleses diferente do que a muitos pensam, não é a mesma Ponte Metálica, a primeira foi projetada para substituir a segunda, como porto de Fortaleza, entretanto nunca chegou a funcionar como tal. Sua estrutura foi desenhada por engenheiros ingleses, daí a denominação. Em 1994, foi aprovado um projeto de recuperação da estrutura através da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. A Ponte dos Ingleses foi recuperada e urbanizada para o uso público, além de ter recebido uma armação de madeira, projeto dos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon. Hoje, ela é frequentada por turistas, grupos de jovens e casais que vão até lá para apreciar o pôr-do-sol e contemplar a vista do mar.



fotos: Aline Assunção
Há dois espigões na Praia de Iracema, um localizado em frente à Avenida Rui Barbosa e outro na Rua João Cordeiro. Ambos serviam como contenção da areia do aterro. A administração atual urbanizou os espaços com base no projeto de revitalização da Praia de Iracema. São ótimos lugares para tirar belas fotos e apreciar a paisagem.


fotos: Aline Assunção
Um dos maiores símbolos da cidade de Fortaleza, a índia Iracema, protagonista do romance homônimo de José de Alencar, é homenageada duas vezes na orla da Beira Mar. A estátua Iracema Guardiã foi desenhada pela artista plástico Zenon Barreto e fica localizada em frente à Rua João Cordeiro, próxima ao Aterro. Ainda no calçadão da Avenida Beira Mar, próxima às jangadas, encontra-se a estátua Iracema do Mucuripe. A obra do escultor pernambucano Corbiniano Lins representa a força da luta do povo cearense e retrata Iracema; o português Martim Soares Moreno; o filho deles, Moacir; e o cachorro fiel, Japi, no momento da partida da família em uma jangada.


O Jardim Japonês é uma das mais recentes atrações turísticas de Fortaleza. A praça homenageia o primeiro japonês que chegou a Fortaleza, Jusaku Fujita, que nasceu no Japão, em 1907, e chegou à Fortaleza em 1923. O novo espaço, inaugurado em abril de 2011, ocupa uma área de 1.900m², com toda a simbologia da cultura japonesa: nascente d’água e lagos que simbolizam o acúmulo de experiência da vida; uma cascata que expressa a força e a juventude; além da ponte que simboliza a ligação entre a Terra e o Paraíso.













A orla da praia virou também ponto de encontro de skatistas e patinadores. Para isso foi limitada uma área no calçadão, entre a Ponte Metálica e o início do aterrinho,onde é permitida a prática de esportes radicais. No local também é possível alugar patins para treinar.
Ao longo do calçadão encontram-se ainda barracas e pequenos restaurantes com cardápios variados; artistas de rua; vendedores de comidas típicas como milho verde, água de coco, tapioca, pipoca e açaí; e um espaço conhecido como praça dos stressados, onde as pessoas se encontram para conversar e/ou praticar esportes nas quadras ao lado.
fotos: Thiago Barros
fotos: Aline Assunção