Lazer em contato com a natureza
por Aline Assunção
Um dos tipos de lazer mais tradicionais em Fortaleza acontece no entorno das lagoas. A população costuma frequentar as feiras, shows ou simplesmente passear nas praças e calçadões ao redor delas. Entre as lagoas mais conhecidas estão a de Messejana e a da Parangaba.
A lagoa de Messejana faz parte da bacia do Rio Cocó e é a segunda maior lagoa da cidade. Nela está localizada a maior estátua de Iracema da capital. Em seu entorno encontra-se o Mercado do bairro, o Clube da Caixa de Fortaleza e o Terminal Integrado da Messejana. Aos fins de semana a movimentação é maior devido ao comércio de carros e a feira de variedades que hoje se localiza ao lado do terminal. O local também é utilizado para banho e pesca.
A lagoa da Parangaba é a maior em volume de água de Fortaleza e pertence a bacia do Rio Ceará. A sua maior atração é a famosa Feira dos Pássaros que ocorre todos os domingos. É uma feira bastante diversificada onde se pode encontrar comércio de carros, bicicletas, frutas e verduras, roupas, brinquedos, eletrônicos e até animais.
As lagoas citadas anteriormente são opções de lazer mais populares, pois se localizam em bairros periféricos, próximas a terminais de ônibus e são bastante utilizadas para a pesca.
Já o Lago Jacarey, localizado entre os bairros Cambeba e Cidade dos Funcionários, é um ambiente de diversão mais sofisticado. Cercado por casas e condomínios de alto padrão, é frequentado pelos moradores dos arredores e dos bairros vizinhos, sendo mais comum a presença de coopistas durante o dia e de famílias durante a noite, que se reúnem para comer, conversar e passear.
A professora Maria Júlia Almeida, vai ao lago semanalmente e costumar levar o neto para brincar. Ela destaca a tranquilidade e a segurança do lugar. “É um ambiente bem familiar. Como não há venda de bebidas alcóolicas, isso afasta os marginais”, justifica ela.
O local é administrado e organizado pela Associação dos Moradores e Amigos do Lago Jacarey (Unilago), que diariamente se compromete com a conservação do lago e do polo de lazer ao seu redor, além de promover eventos culturais e comemorativos.
A vendedora da barraquinha de bijuterias, Eliane Silva, trabalha há 19 anos no lago e explica que a administração é indispensável para a manutenção da ordem. "A organização é o que mantém", diz ela.
O lago Jacarey, assim como boa parte das lagoas da cidade, encontra-se bastante poluído por esgostos clandestinos que ali deságuam, deixando-o impróprio para o banho.
Outras lagoas de Fortaleza são a do Porangabussu, do Opaia, da Maraponga, da Sabiaguaba e da Sapiranga.











fotos: Aline Assunção