Conhecimento e diversidade cultural
no Dragão do Mar
por Andréa Nunes


Um lugar conhecido pela maioria dos moradores da cidade e que não pode ficar de fora do roteiro turístico de quem pretende conhecer Fortaleza, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura tem uma área de 30 mil metros quadrados divididos em atrações como o Memorial da Cultura Cearense, o Museu de Arte
fotos: divulgação
Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cine Dragão do Mar, o Anfiteatro Sérgio Mota, um Auditório e o Planetário Rubens de Azevedo. A maior parte da programação tem acesso gratuito ou com taxa simbólica com o objetivo de reunir uma plateia diversificada.
Para a cearense Vitória Cavalcante, o local faz parte de sua história e mesmo não morando mais em Fortaleza, ela faz questão de visitá-lo sempre que está na cidade. “Eu adoro o Dragão do Mar. Visito desde criança, meu pai me levava sempre lá. É uma ótima opção de lazer e entretenimento. Eu adorava ver as peças teatrais, os shows e as exposições. É um ótimo ponto turístico para conhecer e sempre que estou em Fortaleza vou, pois virou hábito frequentar”. anima-se a estudante.
A arquitetura do local possui design diferenciado idealizado pelos arquitetos cearenses Delberg Ponce de Leon e Fausto Nilo. Construído em uma antiga área portuária, o Centro Dragão do Mar possui em seu entorno bares, restaurantes, lojas de artesanato e teatros, ampliando as opções de diversão em volta de um dos principais cartões postais da cidade.
A Praça Verde Historiador Raimundo Girão é um dos espaços mais amplos e belos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com capacidade para acomodar 4,5 mil pessoas, o espaço recebe shows de grande porte e eventos infantis. Para o estudante Danilo Marreiro, as apresentações instrumentais realizadas na Praça ainda são o principal atrativo do local, mas algo ainda precisa ser melhorado. “Acredito que a segurança deve ser reforçada. Já vi pessoas sendo assaltadas aqui e não confio. É um espaço muito grande, deveria ter mais policiamento”. protesta o estudante.

Mesmo com a queixa de insegurança, é possível encontrar famílias se reunindo no domingo enquanto seus filhos aproveitam para brincar acompanhados por uma equipe de recreadores que colorem a praça com o projeto Brincando e Pintando.
Em meio a esse leque de opções, a acessibilidade também está presente em rampas e elevadores para facilitar a visita de pessoas com deficiência ao local. Com um público variado, o Centro Cultural Dragão do Mar é destinado ao encontro de pessoas interessadas em conhecer melhor a arte e cultura da cidade em um só lugar.
Serviço:
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza - Ceará - Brasil
Horário de funcionamento aberto ao público: Terça à sexta, das 8h30 às 21h30. Sábado e domingo, das 14h30 às 21h30.
Telefone Geral : +55-85-3488-8600






fotos: divulgação