O artesanato em sua casa
por Georges Gomes
Fortaleza tem recebido um número cada vez maior de turistas de todo o mundo. De acordo com a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), foram 2.848.459 pessoas que escolheram nossa cidade como destino turístico em suas férias e momentos de lazer, o que representa um aumento de 38,10% na visitação nos últimos cinco anos.
Ao chegarem aqui, suas maiores preocupações são com a estadia, lugares nos quais ir visitar, como os pontos turísticos, e as descobertas e vivências da cultura local. Para o estudante de turismo da Universidade Estácio de Sá (FIC), Thiago Barros, existe outro ponto de suma importância hoje: a insegurança por parte dos turistas.
“A maior preocupação hoje em dia tem sido com a insegurança, que apesar de conter boa parte do turismo interno de Fortaleza, não impede o turismo internacional. Tanto o clima quanto as variações culturais tornam nossa cidade única. Os espaços públicos de lazer e aqueles em que podemos adquirir produtos regionais atraem e vão continuar atraindo muitos turistas. Resta aos governantes continuarem dando a atenção que a atividade turística tanto precisa”, nos explica o universitário.
Existem diversos lugares onde você pode encontrar produtos regionais em nossa cidade. Aos turistas e também aqueles que aqui residem costumam procurar feiras pelo centro ou as lojas e barracas próximos ao Mercado Central. Além deste, nossa cidade conta com lugares mais específicos de compras de produtos regionais, como é o caso do Centro de Turismo do Ceará (Encetur) e do Centro de Artesanato do Ceará (CeArt).






divulgação
Localizada na Rua Senador Pompeu, 350, no centro da cidade, a Encetur tem sua sede na antiga Cadeia Pública, cons-truída ao longo de 16 anos, em 1866. O Centro de Turismo foi criado em 1973, pelo governador da época, César Cals. Após um ano foi inaugurado o Teatro da Encetur, que recebeu o nome Carlos Câmara, dramaturgo cearense, hoje sem funcionamento.
Após receber inúmeras reformas, o local abriga exposições, centros de eventos, inúmeras lojas que apresentam todos os tipos de produtos regionais, que podem ser aparecidos nas mais de 100 lojas encontradas no local. Os produtos tipicamente cearenses, como redes, sacolas de palha, lençóis, enfeites, além de objetos para decoração estão a disposição para a compra.. Para o estudante de teatro, Fernando Moura, “um dos pontos de destaque são os inúmeros itens do artesanato que podem ser comprados, além do que acabamos por conhecer mais da história do local, o que deixa tudo aquilo mais rico”.
Além de ser um belo espaço de fácil localização, próximo ao centro da cidade e da praça da estação, onde grande parte do transporte público passa. Além disso, a estação ferroviária Professor João Felipe está em vigor, podendo transportar a todos pelo Metrofor.




















fotos: Georges Gomes
Já o Centro de Artesanato do Ceará está localizado na Av. Santos Dumont, compreendendo uma estrutura onde você po-derá conhecer mais detalhes sobre inúmeros objetos produzidos por artesãos locais. O local em si é bem estruturado e decorado, trazendo um conforto para todos aqueles que forem por ali.
As mobílias e o próprio ambiente da praça são convidativos para quem quiser sentar por perto com os amigos ou caminhar com seu animal de estimação, o que normalmente ocorre diariamente.
E para você que pretende fazer compras por um desses lugares só temos uma dica: aqui é negócio é pechinchar! Isso porque o público central destes estabelecimentos são os turistas, o que faz com que o preço seja, às vezes, bem maior do que o esperado. Então, boa sorte e adquira novos itens e aproveite a estadia nestes lugares.
Serviço:
CeArt - Centro de Artesanato
Av. Santos Dumont, 1589
Cidade
Fortaleza
(85) 3261-2401
Encetur - Centro de Turismo
Rua Senador Pompeu, 350
Fortaleza - CE, 60025-000
85 3101-5508