top of page

Próxima parada, Mercado Central!



por Aline Assunção​​

         “Não dá para vir a Fortaleza e não visitar o Mercado Central”, enfatiza a aposentada Edla Stratmann Correa, de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Pela segunda vez na cidade, ela explica que o diferencial é o acolhimento das pessoas. “São todos muito simpáticos”, diz ela.

 

 

 

 

       O Mercado Central de Fortaleza está localizado na Av. Alberto Nepomuceno, ao lado da  Catedral  Metropolitana  de Fortaleza, a Igreja da Sé e em frente ao comando da 10ª Região Militar. O prédio abriga 559 boxes, 18 banheiros, distribuídos em cinco pavimentos, sendo um deles destinado ao estacionamento.



         No maior mercado do Nordeste é possível encontrar os mais diversos artigos regionais, como artesanato em cerâmica, madeira e palha; peças em couro e renda; produtos tipicamente cearenses como a castanha de caju, a cachaça e a rapadura, dentre outros. Outra atração são os restaurantes que oferecem comidas típicas nordestinas.

fotos: Aline Assunção

fotos: Aline Assunção

         O Mercado é administrado pela Associação dos Lojistas do Mercado Central (ALMEC) desde 1997. Segundo dados da ALMEC, cada comerciante gera, em média, três outros empregos diretos e mais 10 indiretos. Por conta disso o local é uma importante fonte de renda para muitas famílias cearenses.
 

           A vendedora Raquel Ramos, que está no Mercado há 9 anos, não hesita em dizer que o local é um centro turístico de suma importância para a cidade. “Vem pessoas do mundo todo atrás da nossa mercadoria”, afirma ela, que ainda complementa dizendo que “tudo que é produzido é vendido”.

fotos: Aline Assunção

            Apesar de contar com elevadores, rampas e escadas, os comerciantes que possuem boxes nos últimos andares, se sen-tem prejudicados pois muitos visitantes não chegam lá. Devido ao medo de elevador e às longas e cansativas escadas e rampas, Raquel explica que o Mercado já está precisando de uma nova reforma e sugere a implantação de escadas rolantes, que facilitariam o acesso de pessoas com deficiência e idosos.
 

             Mesmo assim a turista de Manaus, Poliana Silva, diz que a estrutura do local é muito boa e que é grande a variedade de produtos, entre eles ela destaca as roupinhas de criança, toalhas de mesa e lençóis bordados. “Dá pra levar lembrancinha pra todo mundo”, diz, empolgada.





SERVIÇO:


Endereço: Avenida Alberto Nepomuceno, 199 - Centro

Telefone: (85) 3454-8586
Horários de funcionamento: segunda a sexta: 08h00 - 18h00
                                        sábado: 08h00 - 17h00
                                        domingo: 08h00 - 12h00

bottom of page