top of page

Abra sua Cuca!



por Andréa Nunes

         O Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) Che Guevara, inaugurado em 2009, foi criado com o objetivo de proporcionar cursos em diversas áreas como teatro, audiovisual, gastronomia, música, fotografia, circo, dança e comunicação. Os cursos são gratuitos e voltados para jovens de 15 a 29 anos. A técnica em enfermagem, Adrianne Nunes,  faz parte desse público e tem o hábito de frequentar o local semanalmente. Ela conta quando conheceu o Cuca e o que a motiva a sempre visitá-lo. “Fui há uns dois anos atrás pela primeira vez, me inscrevi em cursos e fiz o cadastro na biblioteca. O que mais me agrada é o ambiente. Gosto muito da vista que tenho quando estou lendo um bom livro, sentada

fotos: reprodução CUCA

a beira da piscina olímpica, vejo a ponte que se impõe. Gosto ainda de respirar a brisa do mar que me inspira tanto a ler quanto a escrever quando estou por lá”. A estudante ainda recomenda o que os jovens devem fazer na primeira visita ao local. “Indico ir um dia assistir à mostra de cinema. No blog do Cuca tem a programação completa do mês. É só conferir e se divertir” completa.

fotos: reprodução CUCA

        Segundo Marcelo Inácio, assessor de comunicação do Cuca, o calendário de cursos é renovado mensalmente. “No mês de novembro, por exemplo, serão 15 novas oficinas para os alunos”. Os cursos mais procurados são os que envolvem esporte, eletrônica e fotografia. “São ofertados de 25 a 30 vagas por curso. Temos entre 1.500 a 2 mil alunos inscritos no Cuca que convivem com políticas públicas e o respeito à diversidade”. informa Marcelo.

         Ainda que a quantidade de dados seja positiva, Marcelo revela que a maior dificuldade do Cuca é conseguir inserir os jovens no mercado de trabalho após o término dos cursos. “Não tem emprego para todo mundo, isso é fato. O  que falta é uma proposta de organização coletiva para os jovens. Através de incentivos ao empreendedorismo é possível gerar mais oportunidade depois da conclusão das oficinas”. afirma.

fotos: reprodução CUCA

        Vale lembrar que o Cuca faz parte da gestão da prefeita Luizianne Lins. Foram prometidas seis sedes, mas até agora só o Cuca Che Guevara existe. Marcelo afirma que “daqui para o final do ano, mais dois Cucas serão entregues até o fim da gestão”’. A juventude fortalezense agradece e espera – ansiosamente - que isso seja realizado.




Serviço:


Local: Avenida Presidente Castelo Branco, 6417 - Barra do Ceará
Blog do Cuca: http://cucacheguevara.blogspot.com.br/

 

bottom of page