Compras ao ar livre
por Andréa Nunes



fotos: Andréa Nunes
Um shopping ao ar livre. Essa é a Avenida Monsenhor Tabosa que oferece mais de 400 lojas expostas sob o céu de Fortaleza. São 700 metros de variedade que atraem não só turistas, mas também os fortalezenses como o técnico em contabilidade José da Silva.
Ele conta que não é um frequentador assíduo, mas faz questão de aproveitar as ofertas e passear pela avenida todo final de ano. “Compro minhas roupas das festas de dezembro aqui. Gosto do fato de ter várias lojas em um canto só, pois não preciso ficar procurando”. Outro fator também motiva a visita de José: o preço. “Aqui é tudo bem acessível”, alegra-se o técnico.

Para Geraldo Asterno, proprietário de uma loja de calçados na avenida há dez anos, a maior clientela do local são os turistas. “80% são de fora e eles vem mais dispostos a gastar”. comenta o comerciante. Mas mesmo com esse crescimento muita coisa precisa ser feita para atrair mais pessoas ao lugar. Caminhando pela calçada da avenida é possível sentir um cheiro – desagradável - de urina, o que pode afastar ou diminuir o tempo do passeio por causa do incômodo. Segundo Geraldo, algumas reformas para a infraestrutura ainda precisam ser feitas. “A questão do sombreamento já foi prometido pelo poder público, mas até agora nada foi resolvido”. Para o comerciante isso seria essencial para gerar mais conforto aos visitantes.

A comerciante Veruska Nunes, dona de uma loja de roupas e acessórios femininos, é a responsável por levar adiante a tradição da família. Ela afirma ter herdado de sua mãe uma das lojas mais antigas da avenida. “Minha mãe é uma das pioneiras aqui. Quando ela começou, existiam mais residências e pouquíssimas lojas. Eu nem era nascida na época e hoje tenho 31 anos”. Conhecendo o ambiente há tanto tempo, Veruska conta que a segurança da avenida ainda precisa ser melhorada. “Aqui ainda é um pouco inseguro, tem muito mendigo, o que acaba afastando alguns turistas. Tem policiamento, mas não o suficiente”, comenta Veruska.

A turista de Salvador Lara Barros decidiu visitar Fortaleza depois de ouvir comentários de amigas. “Elas conheceram e gostaram. Como gosto de viajar resolvi conhecer também”. Pela primeira vez na cidade, a administradora optou em colocar no roteiro a Avenida Monsenhor Tabosa já no início da estadia. “Vim conferir essa avenida tão comentada. Por enquanto não comprei, estou só admirando”, diz Lara.

Mesmo precisando de algumas mudanças como as citadas acima, ainda vale a pena passear por essa avenida comercial que faz parte da história de Fortaleza e aproveitar todos os serviços oferecidos. São bancos, lojas (infantis, femininas, masculinas, moda praia), sapatarias, shoppings, restaurantes e etc. Os valores também são variados e uma sandália rasteira, por exemplo, têm preço a partir de R$ 10,00 e pode chegar até R$ 80,00 dependendo da marca e modelo. Sendo fortalezense ou turista, a Avenida Monsenhor Tabosa não pode faltar na sua agenda.














fotos: Andréa Nunes
Serviço:
Horário de funcionamento: Segunda a sexta de 09:00 às 19:00 e aos sábados até às 17:00.
Mais informações sobre a história da avenida você encontra no site: http://www.avenidamonsenhortabosa.com.br/