top of page

No escurinho do cinema... Mas corre porque se não acaba o ingresso!



por Georges Gomes

fotos: divulgação

           Dez, vinte, cinquenta filmes entraram em exibição durante os últimos meses nos cinemas de Fortaleza. E agora, o que faremos? Corram para as filas!

            É de praxe as filas enormes em finais de semana e dias de promoção. O horário mais repleto de pessoas é entre as 16h e 20h durante a semana, enquanto que nos sábados e domingos, muitos preferem as primeiras sessões, que começam a partir das 14h na maioria dos cinemas de nossa cidade. Ainda há as sessões de filmes de arte, mais culturais, que não entram em exibição em todos os cinemas, podendo ser assistidos apenas em alguns deles, como no cinema do Iguatemi e Benfica, em determinados dias e horários. O cinema Dragão do Mar, que exibia boa parte deste tipo de filme, encontra-se hoje fechado.


            Boa parte de nós já enfrentou uma longa espera nas filas do cinema. Vemos os filmes em cartazes, procurando logo em seguida quais os horários disponíveis para assistir determinado filme. Quando encontramos um, ótimo! Mas, e quando é dia de estreia? Apenas uma palavra: lotação!

          Corre-corre de um lado para entrar nas salas, gritaria do outro pela ansiedade. Vemos de tudo em estreias de filmes. Pessoas vestidas a caráter de acordo com um personagem do longa metragem, enquanto outros tentam vender ingressos a parte por um preço mais elevado, tudo para evitar entrar em uma dessas filas e perder boa parte do tempo, se não o filme em si.

          “Acho que os cinemas daqui têm poucos caixas funcionando, o que demora demais na hora de conseguir comprar o ingresso. Além disso, em dias de estreia de blockbusters, que são os filmes mais ambicionados tantos pelos cinemas de todo o mundo quanto para quem assiste, a dificuldade para entrar nos cinemas é horrível”, nos explica a estudante de jornalismo, Daniely Pinto.



         Inúmeros foram os campeões de bilheteria de estrearam por aqui. Podemos citar alguns deles como The Avengers, Resident Evil: Retribution, The Amazing Spider Man, 007 Skyfall, dentre outros, além daqueles que ainda irão estrear até o final deste ano, como Breaking Dawn – Part 02 e The Hobbit: An Unexpected Journey são alguns dois filmes que levarão milhares de pessoas aos cinemas. Além destes, contamos também com a qualidade dos filmes nacionais. Até que a sorte nos separe, Gonzaga e E a vida continua trazem um destaque a nossa cultura brasileira, com produções que hoje se destacam no mundo afora.



             Confira alguns dos filmes que estrearam estes últimos meses e que ainda farão parte do circuito de filmes este ano:

           Ingressos comprados. Todos entram no cinema, as luzes vão se apagando aos poucos e o filme começa. E, para garantir uma experiência única ao assistir a estas películas, os cinemas de Fortaleza investiram em uma estrutura que se mostra excelente. Os cinemas do shopping Iguatemi, do Via Sul, Aldeota, Benfica, North Shopping, Del Passeo, Pátio Dom Luís, principalmente aqueles situados em shopping centers, possuem uma infraestrutura superior, que permite aos expectadores aproveitar ao máximo os filmes exibidos. Muitas salas já estão com capacidade de exibição em 3D, o que aumenta a procura por determinados cinemas. Além deste quesito, “a qualidade da tela, o espaço das cadeiras e tamanho da sala são alguns dos pontos decisivos para se escolher ir a um cinema”, nos revela a estudante Adrienne Nunes. “O meu preferido é o Via Sul. O atendimento, o estilo do ingresso, que você compra um dos assentos numerados é perfeito”.


         Daniely Pinto relembra que um dos pontos que os cinemas de Fortaleza ainda deixam a desejar é a falta de filmes cul-turais. “Gostaria que houvesse um espaço maior para o cinema mais cultural, aqui em Fortaleza o espaço pra exibição ainda é muito reduzido, o que dificulta pras pessoas interessadas em assistirem filmes fora do grande circuito comercial”, salienta.

         Além disso, alguns filmes menos conhecidos em nosso país acabam por chegar com atraso às telonas. “È frustrante esperar por meses um filme que você quer ver quando já se sabe que no Brasil se demora meses pra chegar. Aqui em Fortaleza os filmes, principalmente os de arte, nem chegam a entra em cartaz”, diz Daniely.


           Agora, basta esperar que os cinemas deem uma maior atenção a todos os tipos de filmes. Cinemas como o do Dragão do Mar exibiam inúmeras películas de forma exclusiva, mas com o seu fechamento estes filmes acabaram por entrar em um decréscimo lamentável. Felizmente, podemos contar com exibições em salas especiais como, por exemplo, o Cineclube, que traz aos alunos da Unifor e demais interessados inúmeros filmes menos conhecidos, com maior temática cultural e de difusão de conhecimentos.


            Não deixe de comparecer aos cinemas. Um bom filme sempre tão uma alegria extra para o dia. Se possível, esteja entre amigos ou aqueles que você mais se sente próximo, para comentar aqui e ali  sentir a emoção percorrendo o seu corpo em um filme de ação e aventura ou mesmo para soltar um belo de um spoiler (informação crucial antes da hora que todos odeiam saber) para todos ouvirem.





SERVIÇO:



Visite o site da Verdes Mares e

confira as estreias da semana.





bottom of page