top of page

Comida boa praçaick

por Andréa Nunes

        Lanches simples, comida caseira, preço acessível e ambiente ao ar livre fazem parte dos atrativos da Praça da Gentilândia. Localizada no coração do bairro Benfica e rodeada de barraquinhas, a praça tem grande movimento principalmente nos finais de semana. São famílias, jovens, estudantes e casais os principais frequentadores do local que não deixam de lado o cardápio “bom e barato” ofertado no lugar.

  

















           

         Para o micro empresário Elivaldo Moreno, proprietário a oitos anos de uma das barracas mais antigas da praça, a variedade é o que conquista seus clientes. “Nós oferecemos comidas típicas, tortas, bolos, doces, refrigerante e suco, mas o que não pode faltar é o salgado. Tem comida para todo gosto”. brinca Elivaldo. Porém, um assunto tira a tranquilidade do dono da barraca: dia de futebol no Estádio Presidente Vargas. “O ambiente aqui é tranquilo, exceto em dia de jogo. Pode ser qualquer time, que já ficamos mais preocupados”. Para Elivaldo, o policiamento deve ser mais reforçado durante as partidas de futebol para gerar mais segurança na praça.

        A insegurança também incomoda antigos frequentadores como a engenheira civil Roberta Aguiar. Ela conta que adora o clima ao ar livre, mas não se sente totalmente à vontade, pois tem medo de ser assaltada. “Por mais que seja um local aberto, que se torna uma opção diferenciada dos restaurantes e shoppings da cidade, a gente não relaxa. A questão da segurança aqui é imprescindível”.  Para o advogado João Bosco Pires, namorado de Roberta, o clima e as pessoas que frequentam se tornaram o atrativo principal da praça. Segundo ele, já virou um programa do casal que não pode faltar na agenda. “Já faz quatro anos que frequentamos e pelo menos três vezes por mês estamos por aqui”. Sobre o que deve ser melhorado, João afirma que a infraestrutura do local ainda é precária. “Pelo fato de ter muitas famílias aqui, deveria existir mais opções de lazer para as crianças, uma reforma na quadra esportiva e investimento em outros espaços para a prática do skate, por exemplo”. completa o advogado.

fotos: Andréa Nunes

fotos: Andréa Nunes

           Outra barraca que chama atenção pela preferência do público é a Tenda do Jhony. O cardápio voltado para sanduíches no pão árabe feitos na chapa fazem sucesso entre a garotada. Jhony, o proprietário da barraca, conta que é um dos mais antigos do local. “Estamos aqui desde 1998. Sempre com sanduíches variados”. Para ele, a praça já melhorou desde a época que abriu seu negócio e por enquanto não precisa de reformas. “Está tudo ótimo aqui, muito melhor que antes. Não mudaria nada”. alegra-se Jhony. Para o estudante Rafael Oliveira, o sanduíche bauru ainda é a melhor opção da tenda. “Eu frequento a praça há mais de dois anos e sempre peço a tradicional mistura de carne, com ovo e queijo. É bom, barato e fica pronto rápido”. enfatiza Rafael.

 

           Além do sabor, o que mais atrai também é o preço. Um salgado como uma coxinha de frango com catupiry custa R$2,50. Já um pratinho com direito a três opções diferentes de comida custa em média R$ 3,50. Os sanduíches também têm preços que cabem no bolso. Essa é a Praça da Gentilândia: um lugar repleto de alegria, sabores e preços acessíveis que espera pacientemente por mais segurança e traquilidade.


​

Serviço:

​Endereço: Av. 13 de Maio com Rua Waldery Uchôa – Benfica.
Horário de funcionamento: De domingo a domingo a partir de 15 horas.

bottom of page