top of page

Exercício para o olhar



por Aline Assunção

       O centro de Fortaleza abriga uma infinidade de prédios que fazem parte da história da cidade. Entre eles temos hotéis, casarões que pertenceram à nobreza, antigos estabelecimentos comerciais e órgãos públicos. Um deles, o Sobrado Dr. José Lourenço foi revitalizado e hoje funciona como um espaço que reúne artes visuais.

      

      

      Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado, de arquitetura neo-clássica, foi a primeira edificação de três andares construída no Ceará, o qual funcionava como residência e consultório do médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro Silva. O prédio foi tombado pela Secretaria da Cultura do Ceará em 2006, passou por uma reforma e foi inaugurado em julho de 2007 com a atual função.

        O espaço possui salas para exposições, as quais são temporárias e duram em média de três a quatro meses; café; espaço de convivência com biblioteca e internet à vontade; lojinha com peças de artesanato feitas por artistas do interior, além de algumas obras literárias e souvenires com a imagem da fachada do sobrado; e auditório com capacidade para 30 pessoas, à disposição do público para a realização de palestras, seminários e cursos.

fotos: Aline Assunção

      Atualmente o sobrado conta com duas exposições de fotografia. A primeira, que está sendo exibida no térreo e no  mezanino, é de autoria de Dário Gabriel e chama-se “Goiabeiras - Outros Mares”. A obra revela a simplicidade e a luta pela sobrevivência dos costumes em meio ao caos urbano dos habitantes do bairro das Goiabeiras, na capital cearense.

      A segunda, fotografada por Jarbas de Oliveira, se encontra no 2º e no 3º andar, e foi intitulada "Da Cor do Norte - Brinquedos de Miriti". Esta conta a história do artesanato relacionado às festas do Círio de Nazaré em Belém e do Círio da Conceição em Abaetetuba,ambas no Pará, desvendando todo o processo desde a coleta do miriti à fabricação dos brinquedos com foco na cena lúdica a que se referem e à estreita ligação com os folguedos.

         

fotos: Aline Assunção

        A produtora do espaço, Natália Ferreira, diz que recebe semanalmente ações educativas como visitas de grupos de escolas públicas e particulares, assim como universitários, estudantes de arquitetura e artes visuais. “E após conhecer o lugar, os visitantes são convidados a participar de uma oficina, que atualmente, consiste na confecção de molduras”, explica ela.

         Além disso, Natália destaca o Café do Zé, um evento mensal, que acontece aos sábados e promove o encontro dos artistas em exposição com os frequentadores do local. Trabalhando no Sobrado há pouco mais de 1 ano, ela se diz encantada pelo lugar. “A arquitetura antiga é fascinante. O prédio por si só já é muito bonito, além de ser acessível e muito bem conservado”.

 

Serviço:

Sobrado Dr. José Lourenço
Rua Major Facundo, 154 - Centro
Terça a sábado, de 09 às 19h e aos domingos, de 10 às 14h. Entrada gratuita.
Contatos: (85) 3101-8826/3101-8827
http://sobradodrjoselourenco.blogspot.com.br/

bottom of page