top of page

Patrimônio histórico revitalizado

 

por Aline Assunção

fotos: Aline Assunção

​     Fortaleza é uma cidade com espaços públicos emblemáticos. Um deles é a Praça dos Mártires, uma das mais antigas da capital, também conhecida como Passeio Público. Há alguns anos o local não possuía uma boa fama, pois era habitado por garotas de programa, mendigos e usuários de drogas. Após a restauração, voltou a ser ponto de encontro de amigos e de famílias.

      A praça foi planejada em 1820 por Silva Paulet. Em 1825, houve no local a execução dos revolucionários da Confederação do Equador, entre eles Padre Mororó e Pessoa Anta. Construída em 1890 em estilo neoclássico, a praça foi reformada em 1940 nos moldes do Passeio Público do Rio de Janeiro. Foi tombada pelo IPHAN em 13 de abril de 1965. Em setembro de 2007 teve início a última restauração da praça realizada pela Prefeitura de Fortaleza através da FUNCET com o apoio da Casa Cor no Ceará.



 











fotos: Aline Assunção

        O Passeio abriga dez das 45 árvores declaradas pela Prefeitura imunes ao corte e que estão identificadas com placas que informam o nome popular e o científico e a origem de cada uma. Entre elas, um Baobá com mais de 100 anos de vida.

        O quiosque da praça também foi recuperado e hoje abriga o Café Passeio que está aberto todos os dias, das 9h às 17h, com almoço a partir das 11h30. Aos sábados e domingos ocorre o Projeto Café Passeio instrumental que sempre traz grandes nomes da música para se apresentar no local. Aos sábados também é servida a tradicional feijoada e aos domingos é oferecido um self-service bastante variado.

        A proprietária do café, Rosana Lins, acredita que 90% da população buscou conhecer a praça após a revitalização. “Outro dia um senhor veio aqui e disse - Eu tenho 68 anos e é a primeira vez que eu entro nessa praça”, conta ela.

       Segundo Rosana, a praça é frequentada por todas as idades e classes sociais. “Na semana é mais comum o público que trabalha no Centro. Já aos sábados, a feijoada e o clima descontraído atrai os jovens. E aos domingos é promovido um piquenique pela Secretaria de Cultura que reúne muitas famílias e crianças”.

       O sr. Paulo, administrador da prefeitura, está há 7 anos no Passeio, trabalhava na Secretaria de Cultura e na ocasião da restauração foi convidado para cuidar do local. Ele comenta que a praça estava muito deteriorada e insegura. “Aqui estava tudo acabado, sem energia e sem plantas. Eu só vim com a condição de que eu tivesse segurança e condições de trabalho. Hoje tem segurança 24 horas e uma cabine da guarda municipal”.

         O funcionário público Sóstenes Farias frequenta o local há alguns meses e “aprecia o ambiente arborizado que proporciona uma agradável sombra”. Sóstenes afirma ainda que o local é ótimo para encontrar os amigos, ouvir boa música e experimentar a culinária. “Fortaleza estava precisando de um espaço como esse”, enfatiza ele.

         Os amigos, Aurélio Ferri, advogado de Teresina, e o juiz Tasso Gurgel, destacam a vista do mar que pode ser apreciada da praça e a calmaria ideal para tomar um chopp com os amigos. “É um local pra passar o dia todo”.

Serviço:


Passeio Público
Rua Dr. João Moreira s/n, Centro
Ao lado da Santa Casa de Misericórdia

fotos: Aline Assunção

bottom of page